segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Livros a mancheias.

A internet, definitivamente, nos oferece uma variedade de informação que não poderíamos explorar por completo em uma única vida (ou três, eu acho). O que precisamos sim é saber filtrar o que nos aparece a cada instante através de blogs, e-mails, sites, twitter entre outras ferramentas de comunicação digital. Um e-mail interessatíssimo me fez relembrar um site que merece ser sim ser explorado como uma fonte de conteúdo extenso. O http://www.dominiopublico.gov.br/ é um site que nos traz uma biblioteca virtual com textos, músicas e imagens (videos, fotos e pinturas) tanto em língua portuguesa quanto em outros idiomas. Fácil de usar e de selecionar o que você deseja acessar. Merece uma (ou várias) visitas. Essa é uma excelente forma para divulgar a cultura e incentivar o gosto pela leitura, o interesse pelas artes. A Lilu acessou agora há pouco um dos seus livros preferidos de poesia, Uma Estação no Inferno, do francês Artur Rimbaud. Só para sentirem um pouquinho do seu texto, aí vão os primeiros versos do livro:

"Antigamente, se bem me lembro, minha vida era um festim no qual todos os corações exultavam, no qual corriam todos os vinhos.
Uma noite, sentei a Beleza em meus joelhos. - E achei-a amarga. - E injuriei-a.
Armei-me contra a justiça.
Fugi. Ó feiticeiras, ó miséria, ó ódio, a vós é que foi confiado o meu tesouro!
Tudo fiz para que se desvanecesse em meu espírito a esperança humana.
Como um animal feroz, investi cegamente contra a alegria para estrangulá-la"

E vocês? Não vão aproveitar esse mundo de texto e de cultura aí disponível?
Acessem o site e confiram. Ósculos da Lilu.

2 comentários: