terça-feira, 31 de julho de 2012

O poder das redes sociais.

O assunto citado no título deste post não é novidade para ninguém nos dias que correm. As redes sociais já fazem parte do nosso dia a dia e são canal rápido e certeiro tanto para a divulgação de produtos, marcas, conversa fiada, fotos fofinhas e, claro, denúncias dos mais variados tipos. A Lilu Tetéia se vale deste expediente social para fazer uma participação indignada no Facebook no último domingo, dia 29. E o que aconteceu? A denúncia rendeu matéria na rádio e no jornal. Se quiserem conferir, podem ler o Diário de Pernambuco de hoje, dia 31, página C3, Vida Urbana, com direito a chamada de capa, sim senhor. O assunto da denúncia? Barulho. Um dos males modernos que aflige a sociedade comum e que parece ser uma daquelas pragas difíceis de se dimizar.

Pois o caso se deu mesmo às 6h30 da manhã desde domingo dia 29, quando acordei ao som das motos ainda se divertindo na Avenida Desembargador José Neves (a avenida do canal que passa bem perto lá do prédio, em Boa Viagem). Cheguei a trocar um telefonema com o meu irmão, que mora no prédio ao lado e fiquei sabendo que a "brincadeira" durou a madrugada toda e que ele não conseguiu dormir por conta disso bem como toda a sua vizinhança. Prontamente, como cidadã reponsável que sou, liguei para o 190 (Polícia Militar) para denunciar a farra. Fui informada que o responsável pela bronca era CTTU. E, ao ligar para o 0800 deste órgão, fico sabendo que o "pai" da confusão seria a Polícia... Como?... É isso aí, a brincadeira agora era o jogo do empurra-empurra. Ninguém se dignou a segurar a bomba e fiquei a ver navios, ou melhor, a ver motos, que continuaram passando a toda velocidade, num babrulho infernal, até por volta das 8h.

Não me acanhei em dizer umas verdades para os atendentes da PM e da CTTU, muito educada, claro. Até com um soldado muito atencioso eu conversei e cheguei à conclusão que a bronca maior seria um pai de família descer do seu apartamento e ir lá tentar resolver um problema que nem a PM nem a CTTU se abalaram em solucionar. Aí sim, poderia surgir um responsável pelo caso, provavelmente, o Departamento de Homicídios depois que o estressado pai de família levasse uma bala na cabeça dos marginais motoqueiros. Bem... Antes disso, me apoderei do poder da imprensa e botei a bota no trombone, quer dizer, no Facebook. Naquela hora mesmo, por volta das 7h da matina, ainda ao som das motos (detalhe, sem escapamento, o som fica uma delícia dos demônios). Escrevi o caso e enviei para uma série de amigos jornalistas que poderiam fazer o assunto chegar nas pautas dos editores de plantão.

Dito e feito, ontem de manhã, tivemos matéria na Rádio CBN, com entrevista do radialista Mario Neto com a presidente da CTTU (http://cbnrecife.ne10.uol.com.br/2012/07/30/motocicletas-sem-escapamento-tiram-o-sossego-dos-moradores-de-boa-viagem-zona-sul-do-recife/). E hoje, temos a matéria no Diário de Pernambuco que ouviu mais queixosos da área de Boa Viagem e de Piedade e as autoridades. No final, a bronca pertence sim à CTTU e ao Detranc com o apoio da PM. Segue o fone de denúncias a quem interessar: 0800 081 1078. Portanto, agora, sei para quem ligar se essa baderna se repetir. E claro, acionarei o mundo no Facebook se assim for necessário para tentar garantir os direitos dessa sociedade que vive à mercê de uma marginalidade que parece ter mais direitos de se divertir do jeito que bem entender do que o cidadão comum tem o direito de dormir depois de uma semana de trabalho e de muita luta nessa vida. A Lilu agradece a todos que ajudaram a divulgar esse problema, em especial ao amigos e colegas jornalistas do Recife!

2 comentários: