quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Guerra contra o plástico.

Depois de anos observando o grande mal que algumas criações humanas vem fazendo ao planeta, estamos elegendo um dos maiores vilões a serem combatidos. O plástico. A partir de hoje, cerca de 80% dos supermercados de São Paulo está suspendendo o uso de sacolas plásticas. Para os consumidores, ficam as alternativas: caixas de papelão, sacolas reutilizáveis e sacolas biodegradáveis. Estas duas últimas opções precisam ser compradas, vale ressaltar. Mas o investimento deverá valer a pena, pois o uso e o descarte de sacolas de plástico deverá diminuir bastante, ajudando, desta forma, a preservação do meio ambiente.

Aqui na terrinha recifense ainda vemos as famigeradas sacolas de plástico em todos os supermercados, mas a maioria dos estabelecimentos já oferece a compra das sacolas reutilizáveis e as caixas de papelão como alternativa. Esperamos que a "moda" abaixo sacola plástica chegue por aqui de forma mais efetiva, como já está acontecendo em Sampa. Por enquanto, os fabricantes de sacolas plásticas parece que já estão nos enviando mensagens subliminares nos oferecendo sacolas tão frágeis que estamos ficando com medo de confiar, a elas, nossas preciosas e caras comprinhas semanais...

Outro dia, soube de um senhor, em famoso supermercado da região, que usou uma dessas sacolinhas para levar o seu whisky de marca também famosa. Adivinhem o que aconteceu? Sim, o líquido foi parar na calçada e o senhor, nada bobo, fez a gerência do estabelecimento lhe ressarcir com nova garrafa. Desta vez, levada com carinho, como a um bebê. Nada de sacolinhas de plástico. Nunca mais! Pelo menos, já estamos com um adepto garantido para a campanha abaixo o plástico! E vocês, queridos leitores, vamos economizar no uso do plástico ao máximo. Afinal, de grão em grão... podemos fazer um verão! Outro dia, eu já estava usando caixas de papelão para as compras... nada mal!

Só precisamos lembrar de comprar sacos plásticos para o lixo em casa, pois acredito que, a maioria, reutiliza as sacolas plásticas do supermercado para colocar o lixo caseiro...  Mas... peraí... e os sacos de lixo não são de plástico? Estamos trocando seis por meia dúzia?! E agora, José? Bom... nas próximas compras vou pesquisar se já existem sacos para lixo biodegradáveis... depois eu lhes conto mais essa aventura da Lilu em busca do mundo perfeito e impossível que todos queremos. Mas que pode ser mais limpinho, isso pode. A Natureza agradece!

Um comentário:

  1. Sabe que pensei nisso mesmo um dia desses? Afinal a humanidade toda usa estes sacos pra saco de lixo! E fiquei de rpocurar se haveriam sacos de lixo biodegradáveis! Vou procura também, se eu souber lhe aviso! Eu já faço minha parte e sempre que posso uso as bolsas de tecido ou carrinho de mão para compras!

    Lucitorreao

    ResponderExcluir