quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Estresse pode ser bom ou ruim...

... depende de como você o encara e de como você reaje às situações de pressão seja na vida social ou profissional. Essa é a mensagem essencial de um livrinho despretensioso, porém genial, intitulado "Stress a seu favor. Como gerenciar sua vida em tempos de crise", escrito pela dra. Susan Andrews, do Instituto Visão do Futuro. A edição é de 2001, mas não poderia ser mais atual para os dias em que vivemos neste início de 2012. Traz uma abordagem científica do que é o estresse e suas implicações antropológicas. "O estresse bom nos mantém motivados, inspirados e produtivos. Se não formos submetidos a estresse e estimulação suficiente, nossos cérebros não se desenvolvem adequadamente", ensina a dra. Andrews.

A pequena jóia de 108 páginas foi descoberta por minha mãezinha. Ela o achou de bobeira no sebo de um centro espírita que ela frequenta. Sua intenção foi de me trazer um pouco de informação benéfica para me ajudar a lidar com o meu estresse diário e com as situações mais malucas que me aparecem, em especial no trabalho de agência que "nãoémolenão". Pois Mamy acertou na mosca. O precioso livro traz uma luz especial sobre o assunto e ainda nos indica as práticas necessárias para o gerenciamento do estresse e para alcançarmos o equilíbrio nessa loucura do dia a dia, encarando as dificuldades com outros olhos, mais positivos, mais serenos e, consequentemente, mais saudáveis.

Pois estresse mal processado vira mesmo doença física e mental. Outro trecho do livro: "... nosso objetivo não é o de acabar com o estresse, mas de responder adequadamente. O importante (...) não é o evento em si, mas como o percebemos. Quando o estresse é percebido positivamente como um desafio, pode despertar o que há de melhor numa pessoa; quando é experienciado como negativo, pode levar ao adoecimento." Entre as práticas indicadas para lidar com os altos e baixos emocionias, estão exercícios de Yoga, técnicas de respiração, meditação, relaxamento, alimentação mais saudável e auto-massagem. Nada impossível de se realizar, eu lhes garanto. Se vocês quiserem saber mais sobre o tema, acessem o site do Instituto Visão do Futuro http://www.visaofuturo.org.br/ . Eu já decidi, a Lilu vai voltar para a meditação! Obrigada pelo presente, Mamy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário