quarta-feira, 2 de março de 2011

Alegria de criança.

Lembra quando você tinha seu brinquedo favorito? Para os garotos, provavelmente foi uma bola ou um carrinho, para as meninas, algum bichinho de pelúcia ou aquela boneca especial. Eu lembro que vivi uma infância privilegiada, em plenos anos setenta e oitenta, brincando com o famoso e bobo Genius, os ursinhos carinhosos, o playmobil, a máquina de fazer pipoca, essa sim, uma das minhas preferidas. Lembro que fazia tanta pipoca que ela se derramava pelo chão do terraço lá de casa. Eu e meu irmão comendo sem parar. Adorava ouvir a Coleção Disquinho na minha vitrolina cor de abóbora. Para quem não lembra, a coleção trazia histórias infantis, contos de fadas, em compactos de disco de vinil colorido. Nossa que coisa antiga!

Muito bom lembrar da alegria de criança, que se diverte com quase qualquer coisa e com nada, ao mesmo tempo. Era um tempo também em que montávamos nossos brinquedos. Era comum encher lata de leite Ninho com areia para arrastar como se fosse carrinho, esculpir um estilinque (badoque, para alguns). Meu irmão chegou a fazer um elaborado jogo que lembrava um fliperama manual, com uma tábula de madeira, um monte de pregos e muitas ligas coloridas esticadas. Com uma bola de gude, ele brincava a beça com os pirralhos do condomínio. Eu também gostava de algumas brincadeiras de moleque e tive meu time de botão e meu saco de bolas de gude.

Pensando nisso tudo, observo as crianças de hoje que tão pouco aproveitam essas brincadeiras mais lúdicas, mais criativas. A atualidade já exige outras habilidades das crianças, como a agilidade do pensamento para os jogos eletrônicos e o manuseio fácil dos controles do video game. Minha filha de cinco anos é bem melhor que eu em qualquer jogo eletrônico para a idade dela. Mas tem certas coisas que não mudam, as meninas continuam amando bonecos e bichichos de pelúcia e os meninos, continuam adorando uma bola de futebol. Confira aí a alegria dessa pequena grande menina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário