Há cerca de três anos, encontrei no ônibus (na linha Aeroporto - Opcional, no Recife) um pequeno livro com um adesivo explicando que o mesmo fazia parte de uma ação de incentivo à leitura. O exemplar havia sido "esquecido" no coletivo para que um outro leitor pudesse desfrutar do seu conteúdo e, claro, passá-lo adiante. Assim o fiz, na época, li e repassei o livrinho (muito interessante) para uns colegas da agência. Se bem me lembro, umas duas ou três pessoas leram por lá mesmo e, depois, alguém levou-o embora para seguir em outras mãos e outros olhos.
Agora há pouco, recebi um e-mail que divulga a corrente cultural de incentivo à leitura, o Projeto Esqueça Um Livro. Funciona exatamente como descrevi acima. Procure na sua estante um ou dois exemplares que possa doar ao mundo dos apreciadores da leitura. Coloque uma etiqueta ou um adesivo no livro para informar sobre a iniciativa para aqueles que se depararem com o livro em uma cadeira de ônibus, em um banco de praça ou parque, até na poltrona do cinema. Afinal, a ideia é mesmo deixar em algum lugar que o outro encontre e aproveite a leitura. Mas não vale ficar como o livro, viu?!
O acesso à leitura está mais fácil com a internet oferecendo tantos e-books, é verdade. Mas, neste assunto, ainda sou super old fashion. Nada se compara a ter um bom livro às mãos, sentir a textura do papel, seu cheiro, saber que outras boas almas se divertiram e se emocionaram com aquela mesma história. Portanto, estou totalmente engajada no projeto. A Lilu vai, com certeza, esquecer alguns livros por aí. Quem sabe você não encontra um!?
Nenhum comentário:
Postar um comentário