domingo, 13 de janeiro de 2013

Primeiro comemorar. Depois, trabalhar (?)

Não tenho o costume de acordar em um domingo e logo acessar a internet. Prefiro assistir o programa de esportes domingueiro da Globo. Mas como meu assunto esportivo preferido (futebol) está de molho, não me interessei pela Copa brasileira de Motocross e vim aqui para o mundinho virtual. E eis que me deparo, logo de cara, com uma matéria, no mínimo, curiosa e, no máximo, revoltante, para os mais ativistas. Não é o meu caso, mas achei que merecia comentários aqui no blog da Lilu. Você sabia que, em 2012, a Câmara Federal, apresentou mais projetos voltados para homenagens do que para áreas como educação e saúde?

Pois é. Aconteceu. E entre as pretensas homenagens temos até propostas de datas comemorativas para o açaizeiro e para o blogueiro (?). Não sei meus colegas blogueiros e blogueiras do Brasil a fora, mas eu, a Lilu, agradeço imensamente a intenção, mas dispenso esse tipo de homenagem. Afinal, sabemos que neste país festa é mais importante que vida (quando falo vida, falo literalmente sobre sobrevivência). Essa é a realidade, sim. Mas quem disse que eu não posso protestar contra ela?

Vemos todos os dias nos noticiários o andamento frenético das obras para receber a Copa de futebol no próximo ano. Vemos estádios de primeiro mundo sendo construídos. Não sou contra a realização da Copa, mas acredito que as coisas precisam ser melhor planejadas e a verbas melhor distribuídas. Ainda essa semana, o noticiário na TV mostrou um diretor de hospital pedindo doações de comida, nas redes sociais, para que os pacientes não passassem fome (!). No mesmo país em que os deputados estão mais interessados em mudar nomes de ruas e criar datas comemorativas sem noção.

E a minha conclusão, limitada sim, pois não sou política nem empresária, mas sou cidadã desse país cheio de absurdos, é que as pessoas perderam a noção da realidade. Se é que já tiveram noção ou bom senso... Perderam a compaixão pelo próximo, o amor pelo irmão que está morrendo em uma sala de espera de hospital sem nenhuma capacidade de atendimento nem mesmo para alimentar seus doentes. Aquela irmã que morre com uma bala na cabeça, grávida de nove meses... em atos de violência diários, comuns, repetitivos. Aqueles irmãos que não conseguem emprego porque não conseguem ter um ensino minimamente decente para aprender um ofício.

Educação e saúde ficam para depois. As festas devem vir primeiro. É o que pensam e o que fazem nossos deputados sem noção. Nas próximas eleições, pense melhor nas suas escolhas. Pois no final das contas, fomos eu e você que colocamos aqueles sem noção lá em Brasília. E se quiser ler na íntegra a matéria, aí vai o link. Kisses da Lilu e um ótimo domingo para vocês. Perdi um pouco do pouco bom humor que me resta... eu, felizmente (ou infelizmente para mim) ainda tenho um tiquinho de noção da realidade...
http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/01/13/em-2012-camara-teve-mais-projetos-de-lei-para-fazer-homenagens-do-que-em-educacao-ou-saude.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário