quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

As melhores palavras são as escritas.

O título deste post é uma das minhas verdades preferidas. Adoro as palavras impressas, escritas, rabiscadas, desenhadas, digitadas seja lá com for. Eu sempre achei mais adequado me comunicar com as pessoas através da escrita do que através da palavra falada, se é que me entendem. Comecei a falar tarde, lá pelos idos da faculdade, por volta dos 17 anos... Já a ler e a escrever, foi há muito mais tempo... desde que me lembro... Afinal, eu aprendi a ler sozinha. Já contei essa história para vocês?... Não? Depois eu conto. Esse episódio é insólito e marcante demais para a minha história para caber em um único parágrafo. Hoje meu assunto é outro.

Como adoro as palavras impressas, sempre (s - e - m - p - r - e) estou lendo, lendo, lendo. Sou tão obcedada pela leitura que um dos meus livros preferidos é Uma História da Leitura, de Alberto Manguel (Cia das Letras). Uma aventura fantástica sobre a leitura me diversas épocas e regiões em todo o mundo. E pensar que faço parte dessa história! Que orgulho! Claro, já que sou uma leitora assídua e dedicada, desde meus seis aninhos, quando eu aprendi a ler sozinha. Lá vem de novo essa história. Mas eu NÃO VOU falar disso agora. Deixa para a próxima.

Voltando a minha loucura por leitura (rimou... oxe...ainda não tenho certeza se gostei dessa rima. Na dúvida, vou deixar assim), devo confessar que leio infinitas vezes as mesmas coisas. Só pelo hábito. Por exemplo, quando estou sentada no ônibus, em minhas infinitas viagens diárias, se tiver algum cartaz à vista, vou lê-lo até o cérebro ficar dormente. É um ato incontrolável... e fico "por dentro" das mais variadas informações e anúncios como campanhas de doações diversas, vacinação de crianças e animais (cães e gatos, para ser bem específica), feiras de livros, apresentações culturais como encontro de corais e de sanfoneiros, convocações para inscrições de novos motoristas e cobradores...

Vez por outra, aparece alguma coisa interessante ou, no mínimo engraçada, como o cobrador redator. Explico. Ainda essa semana, vi colado lá, no lugar reservado aos cartazes, uma mensagem que dizia mais ou menos isso: "por favor, tenham paciência e me desculpem, sou novato. Obrigado e boa viagem!" Eu ainda pensei em fazer uma foto, mas fiquei encabulada... O dito escrivinhador ganhou pontos comigo pela criatividade. Mais um que fez bom uso da nossa querida palavra escrita.

Um comentário:

  1. Adorei o texto. Também faço parte desse time que adora ler. Lembro que sempre andava no carro com meus pais "devorando" tudo que era cartaz e lambe lambe que passava.
    Qualquer semelhança....bjs

    ResponderExcluir